domingo, 18 de julho de 2010

Artigo

Associação de Educadores/as Populares de Porto Alegre -
AEPPA: TRAJETÓRIA PELA BUSCA POR FORMAÇÃO
DOCENTE DAS/OS EDUCADORAS/ES POPULARES


Fernanda dos Santos Paulo
Fernandaeja@yahoo.com.br




RESUMO

O trabalho aqui apresentado resulta de um capítulo da monografia apresentada em abril de 2010 para obtenção de grau de especialista em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais do Instituto Superior de Educação Ivoti e o Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente.
Nesse sentido, será pautado neste artigo parte do estudo realizado sobre a trajetória, desafios e historicidade das/os educadoras/es populares formadas/os nos cursos de Pedagogia das instituições: UERGS, PUC e IPA com parceria com a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre – AEPPA, objetivando traçar a identidade profissional do/a educador/a Popular após a graduação, buscando assim identificar quais mudanças ocorreram na vida profissional dessas/es educadoras/es. Apresenta também um diálogo com as referências no campo da Educação Popular, pontuando a trajetória da formação das/os educadoras/es populares em Porto Alegre/RS, referendada pela Educação Popular, assim como aponta, brevemente o viés das políticas educacionais para a formação docente deste grupo específico. Traz a historicidade da associação, os elementos e categorias que viabilizaram o acesso e permanência dessas/es educadoras/es no Ensino Superior. Analisa documentos da AEPPA (atas, relatórios, acordos, etc.) em relação à construção de parcerias e caminhos percorridos para contemplar o contexto da Educação Popular nos currículos dos diferentes cursos de Pedagogia.


Palavras chaves: Formação de Educadores/as Populares - Política Educacional – Movimento Social - Educação Popular – Identidade - Trabalho









Nenhum comentário: